Speciale Pães

ALIMENTAÇÃO E IMUNIDADE NO PERÍODO DE COVID-19

Alimentação e imunidade no período de Covid-19. Esse foi o tema da primeira #SpeciaLive que ocorreu hoje e compõe uma série de transmissões ao vivo em formato de bate-papo descontraído com profissionais da área da saúde. Em homenagem a semana mundial da saúde, estamos levando conteúdos que irão conscientizar a população sobre cuidados importantes com a saúde durante o período de isolamento recorrente do coronavírus. Hoje, 06 de abril, convidamos a Nutricionista Lucília Medeiros para conversar sobre a importância de reforçar a imunidade durante a crise de Covid-19, somando mais de 284 pessoas assistindo.

AUMENTAR A IMUNIDADE TE DEIXA MAIS PROTEGIDO DO CORONAVÍRUS?

Você ter uma boa imunidade não significa que você não vai pegar o vírus. Então o que devemos fazer pra evitar o covid-19? Seguir o isolamento e todas as orientações de higienização passadas pelo Ministério da Saúde. É preciso evitar o contagio, e isso independe da imunidade da pessoa.

Porém, a minha imunidade está relacionada ao agravamento da doença. Nós acompanhamos pessoas que apresentam sintomas mais leves, e outras sintomas graves em que precisam serem hospitalizadas. Mesmo essa sendo uma doença nova que ainda está sendo estudada, nós temos históricos de outras gripes onde a imunidade influencia no resultado de cura do paciente. Logo, quem tem uma boa imunidade tem mais chances de ter sintomas mais leves da doença.

O QUE É IMUNIDADE?

Explicando de forma simples, é como se nós tivéssemos um exercito de soldados pra nos proteger de vermes, bactérias e doenças. A gente já nasce com a imunidade nata, e com os hábitos que vamos tendo ao longo da vida passamos a ter a imunidade adquirida (como as vacinas que tomamos para prevenção, por exemplo). Quando a imunidade está baixa você está mais sujeito a agravar as doenças, porque seu sistema de defesas do corpo está baixo. 

Nós temos o órgão de defesa que é a imunidade. Quando alguém pega o Covid-19 o que vai variar é o tempo de resposta para combater a doença e isso varia de pessoa pra pessoa. Quanto melhor forem os hábitos de vida melhor é a imunidade. Além do que sabemos que as pessoas que já tem doenças pré existentes tem mais chance de ter o agravamento da doença, então elas precisam ter um cuidado ainda maior.

COMO TER UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL?

O que determina hábitos de vida saudáveis? Muitos aspectos contribuem, como por exemplo, dormir bem. É preciso dormir pelo menos sete horas de sono para o corpo se recuperar. Além disso controle de estresse. Alimentação equilibrada, com a correta absorção de nutrientes, sem esquecer das atividades físicas. As atividades contribuem para melhora da imunidade, além de beneficiar a saúde mental.

O que precisamos observar é que temos que estar atento em relação ao consumo dos alimentos corretos, mas também em como o nosso corpo absorve aquilo. Quanto maior a oferta e a absorção desses nutrientes, melhor é para a imunidade. É preciso ter variedade de alimentos, porque cada um tem nutrientes que nosso corpo precisa.

O QUE SÃO OS PROBIÓTICOS? ELES SÃO IMPORTANTES?

Probióticos são bactérias boas que reorganizam a flora intestinal. Eles favorecem um equilíbrio da microbiose intestinal. O nosso principal órgão imunológico se chama intestino. Então se eu tenho um intestino ruim, provavelmente a minha imunidade fica baixa. E não é importante só utilizar os próbióticos, mas alimentar esses probióticos. As fibras são alimentos para esses microrganismos bons. Quando você come mal, você mata eles. As fibras são prebióticas: ou seja elas são alimentos para esses probióticos. Quando eu consumo pães integrais e alimentos ricos em fibras eu estou protegendo o meu intestino e alimentando as bactérias boas. 

A glutamina melhora a imunidade porque ela é alimento para as células imunológicas. É válida, mas cumpre uma função diferente dos probióticos. Os dois são importantes. Nós usamos suplementação para complementar o que a pessoa não ingere normalmente na alimentação. No caso dos probióticos o que acontece é que você pode escolher quais as bactérias boas que vai estar ingerindo. Mas opções de alimentos saudáveis que contém probióticos é o kefir, e o iogurt natural integral.

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D:

Uma das melhores vitaminas para melhorar a imunidade é a D. É necessário se expor ao sol para se ter mais saúde. Inclusive tem estudos que analisam que os casos de Covid-19 na Itália se agravaram porque a população tinha um alto índice de pessoas com baixa vitamina D. Essa é uma vitamina extremamente importante pra nossa saúde. Se eu como muita farinha, e tenho muito tecido adiposo, abaixa os índices de vitamina D no meu corpo. Então procura uma varanda, uma janela e toma sol, além de manter uma alimentação equilibrada.

SOBRE ANSIEDADE

Reduza o tempo que assiste jornais e notícias negativas. Medo e estresse reduzem a imunidade. Vá ver filmes, séries, ler livros, se distrair, cuidar da sua mente. É preciso também seguir uma rotina. Se você passa a dormir tarde e acordar tarde, você desregula todo os hormônios do corpo e isso libera cortisol que é o hormônio do estresse. Tanto a luz quanto o sono regula os seus hormônios. É preciso dormir cedo, além de ter horas certas pra praticar atividades físicas, trabalhar, ter tempo de lazer… tudo com equilíbrio.

Época de quarentena não é época de excessos de restrição. Tem gente que está querendo fazer dietas restritas demais no isolamento e isso na verdade gera compulsão e vai ter o efeito rebote. Você pode sim comer um chocolate, sem peso na consciência, mas precisa moderar na quantidade. Evite jejum prolongado, pois ele pode aumentar a sua ansiedade.

A vontade de doce tem a ver com ansiedade e carências nutricionais. Então consumir fibras, legumes e vegetais produzem saciedade e essa vontade diminui. É o básico que funciona: comer bem, dormir bem, tomar sol, ter fé e ser positivo em todas as situações.