O processo de fermentação de pães e bebidas é muito antigo, vem desde a época dos egípcios, ou seja, há mais de 4000 anos atrás.
O ato de fermentar nada mais é que a reprodução de microrganismos que liberam gases e, no caso dos pães, podendo ser até mesmo fungos os responsáveis por fazer esse processo que faz com que a massa cresça.
Fermento Químico
O fermento químico é o mais conhecido e utilizado nas receitas de bolos por todo o país. Fácil de usar, tem ação rápida e não precisa que a massa descanse para agir.
Basicamente, o fermento é feito de bicarbonato de sódio e substâncias que fazem a massa crescer em contato com o calor.
Isso faz com que esse tipo de fermento seja muito utilizado para massas que são mais líquidas e bolos caseiros. Porém, é importante ressaltar que esse tipo de fermento não é saudável e, por isso, não é o ideal na produção de pães.
Fermento Biológico
Já o fermento biológico nada mais é do que microrganismos que reagem com o açúcar presente na massa, liberando gás carbônico, fazendo com que ela aumente de tamanho.
Temos dois tipos de fermentos nessa categoria:
Fermento Biológico Seco (instantâneo)
Normalmente, o fermento biológico seco é encontrado em embalagens de 10g. Devido à sua composição e tempo de ação, ele é recomendado para fazer pães e massas para pizza. Também existem variações feitas por algumas empresas, para pães e massas doces.
A principal diferença entre o fermento biológico seco e o químico, é que esse deve ser deixado fora do forno para fazer a massa expandir, caso contrário, o calor mata os fungos responsáveis por aumentar o tamanho da massa.
Fermento natural
Podendo ser feito em casa, o fermento natural é uma mistura de farinhas e água, que demora entre 7 e 10 dias para ser feito. A fórmula usa microorganismos presentes no ar para ativar o crescimento do fermento que, ao longo dos dias, ajudam a criar um tipo de fermento único, muito usado em alguns tipos de pães artesanais.
Bicarbonato de Sódio
Semelhante ao fermento químico, o bicarbonato de sódio é um agente químico que libera dióxido de carbono e faz a massa crescer com esse efeito. Devido à sua ação mais leve, ele é recomendado para massas que não necessitam crescer muito, como cupcakes e biscoitos.
Uma diferença interessante é a sua durabilidade, que é muito maior do que a do fermento químico tradicional.
É importante que você conheça cada tipo de fermento e como eles funcionam, para que tenha mais assertividade na hora de fazer suas escolhas alimentares. Apesar da forma que cada fermento funciona, é importante que você sempre opte por processos mais naturais e pelos pães que são produzidos com os fermentos que menos agridem o seu organismo. Você já sabe que os pães da Speciale são artesanais e produzidos de forma que, além de terem um sabor delicioso, fazem bem para saúde, né? Busque sempre o conhecimento e priorize sempre cuidar da sua saúde nas decisões diárias.
Você já conhece a Speciale? Clique aqui para adquirir mais informações sobre os nossos produtos!
Não deixe de conferir as nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para estar por dentro de todas as novidades da nossa empresa! Com a Speciale você vai ter mais saúde e sabor, nos melhores pães do mercado!