Speciale Pães

Alimentos que fazem bem para o cérebro

Alimentos de qualidade são a chave para nossa saúde e cérebro em geral. Especialistas apontam que não existem alimentos mágicos, mas é importante manter uma alimentação balanceada.

O acúmulo de diversas atividades, aliado ao estresse, estresse, envelhecimento ou dieta diária descontrolada, vai interferir no corpo e, portanto, agravar os danos ao nosso cérebro e memória.

Existem algumas maneiras de permitir que os neurônios do cérebro retenham as informações sensoriais que recebem e nos ajudam a melhorar o funcionamento da memória. Um deles é a alimentação saudável. Portanto, separamos algumas informações e dicas importantes sobre alimentos que são bons para o cérebro.

 

Ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 são uma parte importante das membranas celulares. Mesmo antes do nascimento, é um nutriente básico – usado para desenvolver adequadamente o cérebro e a retina do bebê no útero da mãe – até o envelhecimento – para reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

Ajuda a desenvolver habilidades cognitivas e ajuda a melhorar as habilidades de memória, concentração e aprendizado.

 

Ferro

Oxigenar o sangue do cérebro, fortalecer a parte do corpo do indivíduo, para que ele tenha mais energia e caráter, para melhor exercer suas habilidades cognitivas.

Vitaminas do complexo B

 

As vitaminas do complexo B em geral e a B6 e B12 em particular, bem como o ácido fólico, são necessárias ao metabolismo energético. Contribuem assim para que exista no organismo o combustível de que o cérebro necessita para desempenhar as suas funções.

Podemos obtê-las nos cereais integrais, nos vegetais de folhas verde-escuras, nos lacticínios e na carne. A quantidade diária recomendada destes nutrientes depende da idade e do estilo de vida de cada um.

 

Zinco

O zinco faz parte de todos os tecidos do corpo humano. Este mineral é reconhecido por seu papel no crescimento geral e no fortalecimento do sistema imunológico, e está se tornando cada vez mais importante no funcionamento do sistema nervoso.

É encontrada em grãos inteiros, leguminosas, nozes, laticínios, peixes e crustáceos, principalmente ostras.

O consumo de bebidas alcoólicas e alguns medicamentos pode causar deficiência de zinco e afetar toda a saúde.

 

Sua alimentação deve ser feita por quem entende do assunto. Um nutricionista pode analisar sua estrutura corporal e todas as características específicas, e então preparar uma dieta nutritiva que não só irá melhorar sua memória, mas também sua saúde geral.

 

Gostou das nossas dicas? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.