Cada metabolismo funciona de um jeito diferente, cada pessoa tem o seu ritmo. Talvez você já tenha pensado que não consegue perder peso e não ganha massa muscular porque tem o metabolismo lento.
Mas o que é o metabolismo?
O metabolismo está ligado com o gasto de energia que seu corpo tem durante o dia. Ele representa um conjunto de reações químicas que acontecem no organismo. Uma das regras básicas a seguir quando se está num processo de perda de peso é que o gasto energético diário relacionado aos processos do metabolismo seja maior que as calorias ingeridas por meio da alimentação. Isso chamamos de défice calórico.
Qual a influência da alimentação no metabolismo?
Existem alimentos conhecidos por termogênicos que podem auxiliar a aumentar o metabolismo. Estes alimentos, pelas suas propriedades, fazem o seu organismo gastar mais energia no processo de digestão, isso resulta no aumento de calorias gastas durante o dia.
Além de proporcionarem o aumento do metabolismo, os alimentos termogênicos podem ter uma ação na diminuição da gordura corporal.
Veja os alimentos termogênicos que você pode incluir na sua alimentação
- Pimenta e malagueta: pela presença de capsaicina;
- Gengibre: pela presença de gingerol;
- Café: pela cafeína;
- Canela;
- Chá verde e branco: pela presença de catequinas; ·
- Curcuma: rica em curcumina;
- Proteína: o seu efeito térmico é superior ao efeito térmico da gordura e hidratos de carbono.
Para se ter os resultados almejados, você deve ingerir diariamente alguns alimentos “termogénicos”, ou seja, que aceleram o metabolismo, incluindo-os em uma alimentação saudável e equilibrada, harmonizada em nutrientes, e não esquecer a prática de atividade física regularmente.
Cuidados para ter com alimentos que aceleram o metabolismo
Porém há algumas contraindicações que você deve ter quando for adicionar estes alimentos nas suas refeições.
- Eles não devem ser ingeridos em quantidades grandes, pois podem causar tonturas, dores de cabeça e desconforto gastrointestinal;
- Não é bom consumi-los a noite, visto que podem interferir com a qualidade do sono, podendo provocar insónias;
- Pessoas com problemas cardiovasculares devem ter muito cuidado, já que, alguns destes alimentos aceleram os batimentos do coração.