5 segredos na preparação do pão
O pão ficou sem sabor, a massa não cresceu, ficou furadinha, a textura está muito densa? Pode ser que você esteja cometendo algum erro, mas que os padeiros não deixam acontecer. Confira agora 5 segredos de quem sabe tudo sobre preparar e assar pão.
1. Use os ingredientes em temperatura ambiente
Você decidiu fazer a receita de última hora e pegou a manteiga na geladeira, dura como pedra, bem como os ovos geladinhos? Provavelmente, isso esteja desandando a sua receita.
O ideal, é que os ingredientes sejam retirados da geladeira algumas horas antes, para serem utilizados na temperatura ambiente, dessa maneira a massa vai misturar mais facilmente e ficar mais areada e até cremosa. Entretanto, se a receita indicar o uso de algum ingrediente gelado ou morno, siga a recomendação. Geralmente é porque essa temperatura vai ativar algum outro ingrediente da massa.
2. Leite para fofos, água para crocantes
O uso da água ou do leite nas receitas é determinado pelo objetivo do pão: se for um pão doce ou um pão levinho e fofinho, o leite deve ser utilizado. Mas, se você quer um pão crocante, com uma casquinha, o ideal é usar água. Os dois líquidos expandem e hidratam os amidos, amolecendo a massa e garantindo a maleabilidade.
3. Sempre peneire a farinha
Por mais que esse passo não seja mencionado na receita que você está seguindo, os padeiros o seguem rigorosamente. A farinha deve sempre ser peneirada antes de ser adicionada à massa, afinal, com o deslocamento do ar, ela vai ficar ainda mais fofa e macia, garantindo uma textura excelente ao seu pão.
4. Coloque açúcar sem medo de que a massa fique doce
O açúcar que é mencionado nas receitas de pão caseiro não está lá para adocicar a massa. Primeiro que a quantidade não é suficiente para alterar o sabor, segundo que o açúcar é usado para fermentar mais rápido a massa do pão caseiro, além de melhorar a textura do pão e deixar ele com uma corzinha mais caramelizada. Se não quiser usar açúcar refinado, não tem problema: açúcar mascavo ou mel têm o mesmo efeito e são super recomendados.
5. Não use fermento químico
O fermento químico é muito prático e uma ótima pedida para bolos. Já para pães, a não ser em receitas muito específicas e adaptadas, ele não é recomendado. O pão macio por dentro e crocante por fora precisa ser sovado e crescer fora do forno por muitas horas (em alguns casos, dias!), algo que não é possível com o fermento químico, que finaliza a sua ação no calor do forno. O fermento biológico tem sua fermentação fora do calor, na temperatura ambiente mesmo.
Você já conhece a Speciale? Clique aqui para adquirir mais informações sobre os nossos produtos!
Não deixe de conferir as nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para estar por dentro de todas as novidades da nossa empresa! Com a Speciale você vai ter mais saúde e sabor, nos melhores pães do mercado!