asdasdasdas.

Baker

Follow Us:

Blog

Osteoporose: Veja quais alimentos ajudam a tratar a doença

A osteoporose é uma doença que torna os ossos frágeis e frágeis, sendo mais provável a ocorrência de fraturas. Pode afetar idosos, mulheres após a menopausa e também pode ser secundária a certas doenças ou ao uso prolongado de certos medicamentos que causam perda óssea. Sua aparência é silenciosa, pois essa perda é gradativa e não haverá sintomas, porém, uma vez instalada, pode causar complicações e afetar a qualidade de vida.

 

Mas, como a alimentação pode ajudar?

 

A dieta para a osteoporose deve ser rica em cálcio. O cálcio é o principal mineral que forma a massa óssea. Pode ser encontrado em alimentos como leite, queijo e iogurte. A vitamina D é encontrada em peixes, carnes e ovos, bem como em outros minerais como magnésio e fósforo. A vitamina D pode aumentar a absorção de cálcio e fósforo nos intestinos, ajudar a fortalecer os ossos, prevenir e combater a osteoporose.

 

Ômega 3 para osteoporose

 

De acordo com algumas pesquisas realizadas, o ômega 3 pode ajudar a prevenir a fragilização dos ossos, mas não só isso: o ácido graxo ainda melhora o funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular, reduzindo o colesterol e agindo como um anti-inflamatório e beneficiando o cérebro, memória e concentração.

 

 

Sou intolerante à lactose, como consumir alimentos com cálcio?

 

Pessoas que não consomem leite (por intolerância, alergia ou opção pessoal) podem encontrar alternativas vegetais como fonte de cálcio, como tofu, amêndoas, couve e brócolis. Para melhorar a absorção do cálcio pelo intestino deve-se evitar consumir ao mesmo tempo alimentos que contêm ácido oxálico na sua composição como espinafre ou ruibarbo ou que contenham fitato como farelos de trigo e de arroz, soja, lentilhas ou feijão, por exemplo, pois reduzem a absorção do cálcio.

Magnésio

O magnésio é um mineral importante para a saúde e fortalecimento dos ossos, podendo ser um bom aliado na prevenção e no tratamento da osteoporose. Assim como a vitamina D, ele atua na absorção do cálcio e é muito fácil de ser encontrado. Aveia, gergelim, leguminosas e grãos integrais, como o arroz, cevada, granola e centeio são ricos em magnésio e nutritivos para uma dieta focada no fortalecimento dos ossos.

 

 

Além de todos esses alimentos, a prática de exercício físico também é muito importante para manter os ossos fortes. Não deixe de procurar um profissional de saúde que possa adaptar suas necessidades e montar uma alimentação de acordo com o que seu corpo precisa. Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das nossas postagens e novidades!

POST A COMMENT